sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Dicas para cuidar da sua câmera


Olá pessoal, estava lendo um blog de fotografia, e vi  uma matéria com oito dicas para manter e cuidar melhor do seu equipamento, e achei interessante compartilhar com vocês, então vamos lá, peguem um caderno e caneta para anotar!

1 – Nunca guarde sua câmera em ambientes fechados, como armários, guarda-roupas e cofres. Mantenha-a sempre em um lugar arejado, longe do calor, da umidade e da poeira.

2 – Aos fotógrafos que possuem várias câmeras, guarde-as em um armário de aço, de preferência afastado 15 cm da parede. Se o armário possuir iluminação interna, opte por colocar a lâmpada na parte de baixo, pois o ar quente subirá e o ar frio descerá, formando uma corrente circular de ar.

3 – Opte sempre por carregadores de baterias inteligentes, que evitam o efeito “memória” das baterias deNiCad (Níquel Cadmium), ou seja, se você carrega uma bateria com tempo útil de 3 horas e a utiliza por apenas 1 hora e, já coloca a mesma para novo carregamento, bolhas de gás se acumularão nas células da bateria, tornando sua vida útil a partir daquele momento para 1 hora e assim sucessivamente, até a sua bateria não funcionar mais. Por este motivo o carregador inteligente é indicado, pois evita este efeito. Baterias de NiMH (Nickel Metal Hydride) e LiOn (Lithium Íon) não apresentam este problema.

4 – Quando não for utilizar a câmera por longos períodos, retire as pilhas e o cartão de memória.

5 – Se você for fotografar sob chuva e não possuir um saco estanque embale a sua câmera em um saco plástico comum, faça um furo na parte da lente e vede com um elástico. Se algum líquido penetrar na câmera, desligue-a imediatamente, retire as pilhas e o cartão de memória e, deixe secar por 24 horas antes de voltar a utilizá-la.

6 – Para limpar o visor LCD utilize somente um pano macio e seco e, verifique se não foi tratado quimicamente, pois se foi, pode causar arranhões.

7 – Para limpar as lentes utilize líquidos especiais de limpeza, ou apenas dê um pequeno sopro, para remover o pó, mas cuidado com a saliva.

8 – ESSA É PARA O MEIO AMBIENTE: Nunca coloque no lixo comum as pilhas de sua câmera, pois contaminam o meio ambiente. Encaminhe-as aos fabricantes, que são obrigados por lei a armazená-las em ambientes adequados. 
fonte:fotografeumaideia.com.br

Espero que essas que as dicas sejam úteis para vocês! Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário