domingo, 6 de novembro de 2011

O que é Slow Motion?

Você já deve ter visto vídeos e fotos na Internet ou na televisão que mostra alguma ação em câmera lenta, como por exemplo um tiro, uma bexiga cheia d’água estourando, um tomate caindo, um tapa, um soco, etc. Esses tipos de vídeos são chamados de slow motion (movimento lento), e para realizar essa façanha é preciso ter uma super câmera de vídeo que consiga capturar muitos FPS.
O que é FPS
Como todos já devem saber, para criar um vídeo, as câmeras capturam diversas fotos (frames) por segundo, e a o término da filmagem ela junta todas essas fotos e as passa rapidamente, dando então a sensação de movimento, é como aquela velha técnica que tínhamos de desenhar um bonequinho em diferentes posições em vários papéis, e depois passávamos todos os papéis rapidamente. Essas fotos tiradas por segundo são os fps (frames por segundo ou quadros por segundo).
Para você ter uma idéia, segundo informações não confirmadas, o olho humano consegue capturar até 60 fps, uma câmera de vídeo comum, captura até 30 fps, uma câmera slow motion de qualidade   deve capturar mais de 1000 fps. Sendo assim, devemos entender que quanto mais quadros por segundo forem capturados, maior a possibilidade de vermos detalhes em uma filmagem, e é exatamente por isso que as câmeras slow motion deve capturar muitas fps.
Mas como acontece o Slow?
Depois de fazer uma filmagem, ou seja, depois de capturar vários quadros por segundo, basta reproduzir o vídeo em câmera lenta, dessa forma você poderá notar tudo que aconteceu naquela ação, de forma mais detalhada.
No caso de uma reprodução lenta de uma filmagem a 30 fps, nós não veremos muitos detalhes, agora em uma filmagem de 2000 fps, você terá mais quadros para analisar (2000), ou seja, você tem 1970 quadros a mais do que a filmagem com 30 fps. Usando um tiro como exemplo, em uma filmagem de 30 fps, é impossível que um dos 30 quadros por segundo tenha registrado a bala nitidamente, já no caso de 2000 fps, já é possível que um dos 2000 quadros por segundo tenha registrado a bala nitidamente.
Veja abaixo alguns vídeos e fotos em slow motion:
Como posso fazer um slow motion?
Para fazer um slow motion, basta você fazer uma filmagem, e editar o seu vídeo em softwares como Movie MakerSony VegasCamtasia, etc. Caso você não queira editar o vídeo, você ainda pode optar por reproduzi-lo em modo lento em seu player de vídeo, dessa forma, fica como se fosse em câmera lenta.
Uma dica para slow motion é filmar cenas que impressionem ao serem passadas em câmera lenta, como um pulo, um carro em alta velocidade, um pássaro voando, em fim, ai vai da criatividade de cada um.
fotos/vídeos: internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário