quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Velocidade do Obturador

O obturador controla o tempo de luz necessário para fotografar. Quanto menor for a velocidade do obturador, mais luz entra e mais exposta (ou seja, mais clara) fica a imagem. No sensor da câmera, a velocidade do obturador é exibida no sensor da câmera através de uma fração, que se refere a uma fração de segundo.  Quanto maior o denominador, mais rápida é a captura. Quanto menor o denominador, mais devagar é. Entenda melhor abaixo:
3” (3 segundos): Baixa velocidade.
1/60 (0,016 s): Velocidade média.
1/500 (0,002 s): Alta velocidade.

A alta velocidade permite que os objetos de cena pareçam congelados no tempo. Imagine uma gota d’água caindo num copo, ou o momento exato em que uma criança pula. Se quisermos capturar a gota ou a criança no ar, deveremos usar uma alta velocidade do obturador.
foto_1.jpg
As baixas velocidades são utilizadas para fotografias também conhecidas como fotografias de longa exposição, como os grafites de luz. Se você dispuser de um tripé, é interessante colocar a câmera imóvel e controlara velocidade através do modo Bulb.
foto_2.jpg
Um fator interessante a ser analisado é a relação: Velocidade do obturador X Abertura do diafragma. Se as condições de luz forem boas, se a cena a ser registrada estiver bem iluminada, e se mesmo assim for necessária uma baixa velocidade por questões artísticas, deve-se aumentar o valor “f”. Esse valor trata da abertura do diafragma, assuntoque trataremos mais a fundo no próximo post.
fotografeumaideia.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário